segunda-feira, 29 de junho de 2015

Imunologia Básica (1): Conceitos Elementares

IMUNOLOGIA:
Estudo do sistema imunológico e suas respostas aos MOs invasores
SISTEMA IMUNOLÓGICO:
Conjunto de células, tecidos e moléculas intermediários na resistência às infecções, cuja função é prevenir e erradicar infecções. Reconhece e responde a tecidos transplantados, proteínas introduzidas recentemente e tumores. (Parte da imunidade adquirida)
RESPOSTA IMUNE (RI):
Reação coordenada dos componentes do SI adquirido desencadeada quando MO ou seus AGs atravessam as barreiras epiteliais e forem transportados para órgãos linfoides, onde podem ser reconhecidos por Linfócitos.
IMUNIDADE:
Resistência a doenças infecciosas.
IMUNIZAÇÃO:
Passiva: fornecimento de (Ac) contra certo (Ag).
Ativa: mecanismo, segundo o qual se introduz uma pequena quantidade de (Ag) no organismo para estímulo a gerar seus próprios (Ac) (VACINAÇÃO).
ANTICORPOS (Ac):
Glicoproteínas reagentes altamente específicas na detecção de classes de molécula, que possuem região específica de ligação. Eliminam MO intersticiais. Hidrossolúveis.
Função: Neutralização; Aglutinação; Opsonização; Ativação do SC por via Clássica
Região Fab = FRAGMENT ANTIGEN BINDING
Região Fc = Fragment crystallizable
ANTÍGENOS (Ag):
Toda espécie molecular biológica ou sintética que introduzida em organismo é capaz de produzir uma reação imune. Macromoléculas não obrigatoriamente imunogênicas. As macromoléculas antigênicas (imunogênicas) são basicamente proteínas e polissacarídeos. Alvo da (RI).
Antígenos T Dependentes: Maioria dos casos
Antígenos T-Independentes: Induzem a RI sem auxilio de LT. Normalmente são moléculas grandes e complexas de superfície bacteriana.
IMUNÓGENO: Alvo da (RI)
INTERAÇÃO (Ag)-(Ac):
Ligações covalentes (reversíveis) de afinidade diferente a diversas substâncias.
Reação Cruzada: (Ac) pode se ligar a (Ag) que não é de sua complementariedade por ligações mais fracas com regiões semelhantes (não idênticas)
RECEPTORES: expressados por linfócitos que reconhecem especificamente diversas substâncias produzidas pelos microrganismos, assim como moléculas não infecciosas.
OPSONIZAÇÃO: Revestimento (neutralização) de MO por (Ac) ou complementos para reconhecimento efetivo por Fagócitos.
Exemplos de proteinas (Fase aguda de infecção): MBL – Proteína Ligante de Manose (colectina); PCR – Proteína C Reativa; C3b
DIAPEDESE: Capacidade que os Leucócitos têm de alterar sua forma de modo a atravessar os espaços entre as células que compõem as paredes dos vasos sanguíneos.
QUIMIOTAXIA: Processo de atração celular que ocorre em direção a um gradiente químico. No caso da resposta imunológica, este é liberado por monócitos e basófilos, atraindo neutrófilos e outros leucócitos.
AGLUTINAÇÃO: Formação de agregados visíveis a partir da interação específica de Ag com Ac de superfície.
HAPTENOS: Reagem apropriadamente com produtos da (RI): são incapazes de iniciá-la, mas ligados a carreadores a induzem. O Complexo Hapteno-Carreador comporta-se como epítopo de Linfócitos B.
EPÍTOPO: Região do Antígeno que é reconhecida por Anticorpo
PARATOPO: Região do Anticorpo que se liga ao Antígeno. (Sítio Combinatório)

Legenda:
♣ Ag: Antígeno
♦ Ac: Anticorpo
♠ MO: Microrganismo
♥ RI: Resposta Imune
♣ SI: Sistema Imunológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário